Um estudo realizado pela faculdade King's de Londres, descobriu que pessoas que possuem acne na juventude tendem a ter menos rugas enquanto envelhecem.
Segundo os especialistas, isso acontece porque a formação de uma estrutura cromossômica chamada telômero, que serve como uma proteção para a extremidade dos cromossomos, ajudaria a proteger melhor as células contra os efeitos da idade.
Estudos anteriores já haviam comprovado que o comprimento dos telômeros dos glóbulos brancos está associado ao processo de mudança da pele, assim quando maior o telômero for, o envelhecimento da pele será mais devagar.
Ainda na pesquisa, os médicos encontraram um genes capaz de controlar a acne. Eles encontraram somente um, o ZNF420, que é capaz de controlar o envelhecimento das células ou os telômeros gastos. Mesmo a ligação biológica entre o ZNF420 e a acne ainda estarem sendo pesquisadas, os cientistas afirmam que pessoas com telômeros maiores, consequentemente com mais espinhas, terão menos rugas futuramente.