Peixe bizarro de três metros aparece em praia da Califórnia

Animal da espécie mola tecta espantou transeuntes

Mola tecta | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um peixe da espécie Mola tecta foi encontrado morto na praia de Sands Beach, em Santa Bárbara, Califórnia. O animal de aparência bizarra de três metros intrigou pesquisadores. O peixe foi encontrado por um universitário, que compartilhou as imagens que logo viralizaram.

A inusitada aparição da carcaça do peixe levou muitas pessoas a imaginarem o que teria trazido uma espécie tão peculiar e exótica àquela região americana.

Crédito: divulgação.

A princípio, a expert em peixe-lua, Marianne Nyegaard, da Universidade de Murdoch, definiu o peixe como um Mola Mola, uma espécie mais comum que habita regiões tropicais e temperadas ao redor do mundo.

Após o colhimento de amostras de tecido a verdadeira identidade da criatura foi revelada para o espanto dos biólogos. Tratava-se de um Mola Tecta, uma variação da família do peixe-lua que não habita o Hemisfério Norte.

O Mola Tecta foi descoberto em 2017 até então só fora encontrado no Chile, Nova Zelândia e Austrália. No mesmo ano, porém, cientistas reanalisaram outro semelhante do peixe conservado no Museu de História Natural de Leiden. Esse animal, pescado nos Países Baixos, foi confirmado posteriormente como o primeiro Mola Tecta a aparecer no Hemisfério Norte.

Agora, pesquisadores e curiosos discutem o motivo desse peixe-lua ter aportado em águas tão distantes. Alguns estudiosos apontaram o aquecimento global como possível da migração da espécie. Outros afirmam que ele apenas se perdeu.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES