Pé de mamão brasileiro entra para o Guinness como o maior do mundo

A árvore apresenta mais de 14 metros de altura e foi verificada pelo Guinness World Records

Pé de mamão brasileiro entra para o Guinness como o maior do mundo | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma árvore localizada na cidade de Cafelândia, no interior do Paraná, é a nova detentora do título de “maior pé de mamão do mundo”. Em setembro de 2021, uma equipe do Guinness World Records visitou a fazenda onde está plantada e verificou que a planta tem 14,55 metros de altura, superando, assim, o tamanho de outro mamoeiro de Jhantu Paul, na Índia, que recebia a qualificação. As informações são do Globo Rural.

O mamão (Carica papaya) é típico de regiões tropicais e subtropicais. O seu pé apresenta um caule alto (de, em média, 3 a 8 metros) e grandes folhas, que crescem em espiral ao redor do tronco. No Brasil, o seu gosto doce é muito apreciado e sua produção é extensa. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o país é o segundo produtor mundial da fruta, cerca de 1.517.696 toneladas por ano, o que também o coloca entre os principais exportadores, escoando principalmente para o mercado europeu. 

O mamão amadurece em 4 a 6 semanas após a abertura da flor do mamoeiro. A partir desse momento, a colheita pode ser feita (Foto: Divulgação/Guinness World Records) 

A recordista está nas terras de Tarcísio Foltz que, com a ajuda de Gilberto Franz e um drone, mediu a árvore pela primeira vez. Até a verificação oficial pelo Guinness, porém, dificuldades foram enfrentadas. Segundo os agricultores, durante esse meio-tempo, a região enfrentou geadas, que causaram a perda de folhas e frutos no mamoeiro. Uma das regras para obter o título é que a árvore precisa estar viva e saudável. Demorou quase quatro meses, mas a árvore conseguiu se recuperar. 

A dupla afirma que o registro é “uma honra muito grande”. “Estou muito feliz e tenho muito orgulho de ser um recordista reconhecido pela instituição mais importante no assunto em todo o mundo”, disse Gilberto ao Guinness. Eles também acreditam que o feito é uma forma de divulgar o nome de Cafelândia pelo mundo e fazer com que os habitantes da cidade sintam gratidão e orgulho de suas raízes.  

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES