Conhecido como Pau de Santo Antônio ou Pau da Bandeira, é uma tradição cultural e religiosa brasileira. E pegar no pau é um evento anual que envolve o corte, o transporte e a hasteamento de um tronco de árvore com a bandeira de Santo Antônio em frente à Igreja Matriz de cidades que tem o santo como padroeiro. Veja abaixo curiosidades sobre o Pau de Santo Antônio:
História- Segundo a tradição do Pau da Bandeira em Barbalha remonta a 1928, quando o pároco da época promoveu o cortejo do mastro com a bandeira de Santo Antônio.
Processo- Começa com o corte de uma árvore, geralmente um jatobá, que é deixada na "cama do pau" para que se seque e fique mais leve.
Cortejo- Centenas de homens se revezam para carregar o Pau da Bandeira em um cortejo que pode durar o dia inteiro, percorrendo cerca de seis quilômetros até a Igreja Matriz.
Fé e tradição- A tradição é um ato de fé e devoção a Santo Antônio, com os carregadores sentindo-se honrados em participar.
Festa- Durante o cortejo acontece uma festa com danças, música, comidas e bebidas, onde as mulheres correm para tocar no Pau da Bandeira, acreditando que isso trará casamento em breve.