A passagem única, também chamada de RTW (Round The World - Volta ao Mundo , em tradução livre) , é comercializada principalmente por um grupo de companhias aéreas. Estas empresas criam pacotes de passagens de diferentes empresas para vários países e, assim, não é preciso pagar por diversos voos separadamente e gastar uma fortuna para contornar o planeta.
Segundo a One World, uma aliança de companhias aéreas, o valor da RTW varia de acordo com a quantidade de trechos e os aeroportos escolhidos. Para viajar para 16 lugares em cinco continentes diferentes, a pessoa gastará, em média, U$4.500 na passagem única, cerca de R$14 mil. Caso a viagem seja para sete países em três continentes, o valor será cerca de U$3.150, ou R$10 mil.
As regras para cada tipo de passagem dependem da empresa, mas, apesar disso, a maioria tem algumas condições em comum. Uma delas é a de que a viagem precisa ser de no mínimo 10 dias e incluir pelo menos 3 continentes. Além disso, o começo e o final da jornada devem ser no mesmo lugar.
Dependendo do viajante, o período da viagem pode variar bastante, ficando entre 10 dias e 1 ano. Cada aliança de companhias aéreas une determinadas operadoras de voos, incluindo as maiores companhias do mundo e possibilitando assim aterrissar em praticamente qualquer país.