Parque Nacional da Serra da Capivara: histórias gravadas na pedra - São Raimundo Nonato

Destino no Piauí é a quarta reportagem da série Viagens Seguras do jornal O Tempo desta terça-feira - São Raimundo Nonato

Slide 2 de 7

São Raimundo Nonato

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A porta de entrada para o parque é o município de São Raimundo Nonato, com cerca de 40 mil habitantes, segundo as estimativas do IBGE em 2020, e se localiza a 380 km de Petrolina e a 510 km de Teresina. Embora a cidade tenha um aeroporto internacional, as companhias aéreas já não mais operam voos. O trajeto mais rápido é descer no aeroporto de Petrolina e percorrer mais 300 km de carro. O parque pode render de quatro a sete dias de visita, com a exigência de um condutor credenciado pelo ICMBio – hoje são cerca de 70 guias disponíveis na unidade de conservação ao custo de R$ 200 por passeio, com grupos que podem variar de uma até oito pessoas.

O veterano Jordano Macedo, 43, é um desses guias credenciados e faz parte da Associação Pimenteira e do receptivo Selva Branca. Sua experiência trabalhando em escavações, ao lado de arqueólogos, há mais de 21 anos, é quase uma graduação em arqueologia. Ele tem até um sítio batizado com seu nome: a Toca do Jordano. Nos últimos anos, comenta ele, encontramos mais de 200 novos sítios. Os passeios que Macedo oferece no parque atendem a todos os tipos de público, do viajante acostumado a longas caminhadas a idosos e pessoas com deficiência. Macedo recomenda, pelo menos, quatro dias na região para se conhecer os principais atrativos.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES