O parlamentar coreano Sim Jae-Duck tinha algo na cabeça quando mandou construir uma casa que se parece com uma privada e não, não é o que você está pensando.
Ele é presidente da World Toilet Association, uma entidade que exige que os banheiros recebam, no mundo moderno, a atenção que merecem.
- Os banheiros já foram vistos como lugares fedidos e sujos. Não é mais assim. Eles devem ser tratados como um santuário de proteção à saúde humana, diz ele.
A sua casa fica localizada em Suweon, que fica ao sul de Seul. Jae-Duck já foi prefeito e hoje é parlamentar pela cidade ? o que deve ter sido importante na hora de desembargar a construção de uma casa de 50 mil metros quadrados e que custou 2,83 milhões de reais, mas se parece com uma imensa privada.
Jae-Duck é tão ligado nessas questões sanitárias que, durante sua gestão, as pessoas da cidade o chamavam de Prefeito Toalete.
A fixação é coisa antiga, afinal, diz-se em sua biografia que sua mãe deu à luz em um banheiro.
Tendo uma casa em formato de privada, o que ele quer é chamar a atenção de modo a levantar fundos para saneamento básico em lugares onde isso não existe. Ele aluga sua casa para ricaços que queiram curtir a vida de um jeito mais exótico. O preço é duro de engolir ? 88 mil reais por dia.