Já no segundo semestre deste ano deverá ser entregue a primeira maternidade canina do Pará. O espaço está sendo instalado no Batalhão de Ações com Cães (BAC), da Polícia Militar do Pará.
A maternidade contará com aparelho de ultrassonografia, incubadora neonatal, equipamentos laboratoriais e cirúrgicos.
O Batalhão possui hoje 28 cães e efetivo de 75 homens. Com a maternidade, será possível trabalhar com reproduções seguintes, e fornecer cães para as forças de segurança parceiras e para os canis setoriais da PM.
“A proposta é aumentar de 28 para 60 cães, a partir de uma programação para reprodução de matriz”, garante a médica veterinária, 2º tenente Marina Coutinho, que se dedica a cuidar dos cães policiais.
De acordo com o Batalhão, se uma cadela puder ter, em um parto, de 8 a 10 filhotes, é possível aproveitar uma média de cinco deles, o que representa um aproveitamento significativo. Atualmente, os 28 cães do BAC estão distribuídos nas categorias operacionais, faro de explosivos, faro de narcóticos, demonstração e também conta com filhotes em treinamento para faro.
De acordo com o BAC, um cão chega a custar R$ 18 mil, com uma expectativa de vida ativa na PM de até oito anos. Com a maternidade, não vai haver mais esse custo para o Estado, já que a unidade pode se tornar um polo de fornecimento de cães a custo zero.(Com informações do Governo do Pará)