Com medo de se tornar uma cidade-fantasma, a pequena Ollalai, localizada na ilha de Sardenha, está vendendo casas que custam apenas 1 euro o que equivale a aproximadamente a R$ 4.
O objetivo é atrair moradores para a vila. Nos últimos 50 anos, a cidade perdeu mais da metada de seus habitantes, que já eram poucos, caindo de 2.250 para 1,3 mil. E atualmente, centenas estão abandonando suas casas.
Reformas obrigatórias
O governo está vendendo 200 casas nesse esforço para atrair residentes. Segundo o site de notícias americano CNN, a pequena vila já conseguiu vender três imóveis, e mais de 100 pessoas ao redor do mundo expressaram interesse em comprar mais.
Mas – sempre tem um mas – existe uma condição especial: como parte do negócio, os novos proprietários devem pagar para renovar suas casas dentro de 3 anos, em um valor avaliado em 20 mil euros (aproximadamente 80 mil reais).
Origens pré-históricas
O prefeito da cidade, Efisio Arbau, afirmou à CNN que o objetivo é preservar a cultura de Ollolai. “Nós temos origens pré-históricas, minha missão é resgatar nossas tradições únicas e evitar cair no esquecimento”, completou.
Essa não é a primeira vez que uma cidade da Itália recorre à venda de casas por um preço atrativo para aumentar o número de habitantes. A cidade siciliana de Gangi também já vendeu casas a 1 euro em 2015 devido às mesmas condições de Ollolai.
Outros exemplos
Até mesmo cidades americanas como Gary, Indianápolis e Detroit já usaram a mesma estratégia, ao vender casas por 1 dólar ou até mesmo entregando-as de graça aos novos moradores.
Ainda não está claro se a estratégia realmente vai funcionar, mas o prefeito está otimista. “O orgulho do passado é a nossa força", afirmou Arbau. "Nós sempre fomos pessoas fortes e não permitiremos que nossa cidade morra", finalizou.