Você sabia que não apenas os seres humanos podem se viciar em drogas? Por incrível que parece, a drogadicção pode chegar aos animais. E é exatamente isso que está acontecendo com papagaios indianos, que estão ficando viciados em ópio por invadirem plantações de papoulas. O vício dos papagaios tem trazido sérios prejuízos aos produtores de opicáceos.
Crédito: divulgação.
A Índia é um dos poucos países do mundo que permitem o plantio das papoulas. Os produtores não sabem mais o que fazer porque os bandos de papagaios chegam e levam toda a plantação. As aves tem aparecido cerca de 40 vezes em um único dia nas plantações. De acordo com os produtores, cada flor de papoula dá cerca de 20 a 25 gramas de ópio. Acontece que os papagaios bebem grande parte disso e chegam a danificar a planta na tentativa de obter mais. Os agricultores têm perdido de 10 a 15% de suas plantações por conta da presença insistente das aves, segundo relatam alguns.
Alguns papagaios não apenas pegam o suco das flores, como as cortam e as levam para longe. Os fazendeiros chegaram a pedir ajuda das autoridades, mas elas nada fizeram. Os cultivadores de papoula contam que algumas aves até aprenderam a pousar em silêncio, para não alertar sobre sua presença.
Papoulas. Crédito: divulgação.
Agora os fazendeiros têm tentado por conta própria manter esses animais longe. Alguns usam auto-falantes para espantar os animas sempre que estes se aproximam, enquanto outros detonam bombinhas nas proximidades. Tudo isso para tentar evitar os prejuízos nas safras.
Provavelmente, o uso da substância também afeta os animais, já que a dependência em humanos causa decadência física e intelectual. Com os animais não deve ser diferente. Muitas aves já foram vistas colidindo com árvores, enquanto outras foram encontradas deitadas e atordoadas nos campos. O que provavelmente é resultado do efeito da substância narcótica.