Os 6 piores anos para se viver na história da humanidade - 5. Ano 1918: Primeira Guerra Mundial e a gripe espanhola

Situações piores que a pandemia do novo coronavírus ficaram registradas na história - 5. Ano 1918: Primeira Guerra Mundial e a gripe espanhola

Slide 5 de 6

5. Ano 1918: Primeira Guerra Mundial e a gripe espanhola

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Primeira Guerra Mundial e a gripe espanhola fizeram muitos estragos. Imagine que uma terrível guerra toma conta de parte considerável da Europa e acaba com a vida de 8 milhões de pessoas. Agora, junte a isso uma epidemia severa de gripe, em período cujos avanços vacinais fossem limitados.

Pois é, 1918 foi um dos anos mais terríveis e desastrosos da humanidade. A epidemia de gripe — a maior do século XX — partiu de uma variante do vírus Influenza vinda dos porcos. Sua origem seria uma base militar nos Estados Unidos que treinava americanos para a Primeira Guerra Mundial. Adoecidos, eles embarcaram para a Europa, onde a doença se alastrou.

A gripe espanhola, que de espanhola não tem nada, matou ao menos 50 milhões de pessoas em 1 ano, número que pode ter sido muito maior. Mesmo no Brasil, 35 mil pessoas morreram, entre elas, o presidente Rodrigues Alves.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES