Imagine um sujeito que tenha se cansado deste mundo cruel e decidido pôr um fim na própria vida se jogando no interior de um vulcão ativo. Digamos que um ser humano passasse por essa situação, o que aconteceria com seu corpo quando ele atingisse a lava?
Segundo Natalie Wolchover, do site Live Science, caso fôssemos testemunhas desse momento trágico, provavelmente não veríamos o que alguns filmes de Hollywood já mostraram nas telas, com pessoas mergulhando e desaparecendo lentamente em um mar incandescente.
Na verdade, tipicamente, a lava tem alta densidade, e isso impediria que o corpo de uma pessoa mergulhasse imediatamente nela, como acontece quando alguém cai em uma piscina cheia de água. O indivíduo atingiria a superfície e provavelmente permaneceria ali, mas não por muito tempo. A lava vulcânica é, basicamente, uma massa de rocha fundida e você há de concordar que é necessário muito, muito calor para que possamos derreter rochas, certo?
Pois a parte mais “fria” da lava geralmente ronda os 300 °C, que é o calor equivalente ao registrado no interior dos fornos de pizza, enquanto a temperatura mais alta que a lava pode alcançar chega a bater os lancinantes 1,1 mil graus Celsius. Agora, imagine um corpinho humano aterrissando sobre uma superfície dessas. A pessoa provavelmente não afundaria de imediato, mas entraria em chamas rapidinho e seria completamente cremada e, depois, engolida pela lava.