O mistério por baixo das centenas de crateras abertas na Croácia - Processo geológico lento

A primeira cratera apareceu em 5 de janeiro, seis dias após um terremoto de magnitude 6,4 atingir a área em torno da cidade vizinha de Petrinja. - Processo geológico lento

Slide 3 de 5

Processo geológico lento

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Embora a parte costeira da Croácia pertença ao Carste Dinárico, que abriga milhares de cavernas de calcário profundas e centenas de espécies endêmicas de cavernas, as formações de calcário subterrâneas também se estendem para o interior sob o centro do país.

Quando a bacia da Panônia se desconectou do Mediterrâneo devido à mudança nas massas de terra há cerca de 11 milhões de anos, ela se tornou um grande lago. Os rios lentamente o encheram com lodo, areia e cascalho, formando as vastas planícies dos dias atuais. Consequentemente, cerca de 10 a 15 metros de terra, pedras e argila estão depositados no topo da rocha porosa abaixo dos vilarejos de Mečenčani e Borojevići.

A ameaça, porém, era difícil de detectar. Algumas crateras esporádicas apareceram antes, mas de acordo com os moradores locais, muito raramente. Os terremotos aceleraram alguns processos já em andamento.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES