O mistério por baixo das centenas de crateras abertas na Croácia - 30 metros de largura

A primeira cratera apareceu em 5 de janeiro, seis dias após um terremoto de magnitude 6,4 atingir a área em torno da cidade vizinha de Petrinja. - 30 metros de largura

Slide 1 de 5

30 metros de largura

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Enormes crateras têm surgido na Croácia e intrigado moradores e até mesmo geólogos. Uma reportagem da BBC mostrou o enorme buraco que se formou no jardim de Nikola Borojević, em Mečenčani. Com 30 metros de largura e 15 metros de profundidade, ele rapidamente se encheu de água. E não foi o único. No espaço de algumas semanas, dezenas de buracos parecidos se abriram ao redor dos vilarejos Mečenčani e Borojovići, no nordeste da Croácia.

A cratera  apareceu em 5 de janeiro, seis dias após um terremoto de magnitude 6,4 atingir a área em torno da cidade vizinha de Petrinja. Foi o terremoto mais forte que atingiu a Croácia em mais de quatro décadas, matando sete pessoas e destruindo milhares de casas. Um mês após o terremoto, havia quase 100 crateras espalhadas por uma área de 10 km², com novos buracos se abrindo a cada semana.

O buraco no jardim de Borojević é agora o maior da área. Quando apareceu, tinha 10 metros de largura, mas começou a crescer quase imediatamente. Nos três meses seguintes, o buraco triplicou de tamanho. Mas os Borojevićs tiveram sorte. Outras crateras na região foram abertas a poucos metros da entrada das casas dos moradores, e uma delas apareceu embaixo de uma residência, levando as autoridades a considerar desocupar ambos os vilarejos. Outros buracos surgiram em florestas e campos agrícolas adjacentes, onde um deles, de acordo com rumores locais, quase engoliu um fazendeiro e seu trator.

Slide 1 de 5
Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES