Novembro Azul: Conheça 5 fatos importantes sobre o câncer de próstata

Sai o Outubro Rosa e entra o Novembro Azul, o mês de conscientização sobre o câncer de próstata. Durante esse período, vão chover mensagens sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento desse tumor, o mais comum entre os homens (desconsiderando o de pele). E a SAÚDE não vai ficar de fora, claro.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Com o o início da campanha Novembro Azul, se intensifica o alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em 2018 foram registrados 68.220 novos casos da doença, e 15.391 mortes. Os dados são do Instituto Nacional de Cancer (INCA). Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. 

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, que contém os espermatozoides. 

Confira abaixo 5 fatos importantes sobre o câncer de próstata:

Como se manifesta

Alguns dos tumores na próstata podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma lenta, leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³, tornando sua presença perceptível apenas através de exames.

Doença silenciosa

O câncer de próstata não apresenta sintomas, mas, quando isso acontece, o tumor já está em estado grave. Quando surgem, os sintomas podem ser: dificuldade de urinar e dores fortes na bexiga – por conta do tamanho do tumor.

Tabu desnecessário

Se o homem tiver alguém da família, principalmente do lado paterno, que tenha tido o câncer de próstata, deve começar a fazer o check-up, um pouco mais cedo que o normal, a partir dos 45 anos. Se não teve, pode começar a visitar o médico a partir dos 50.

É hereditário?

Se o homem tiver alguém da família, principalmente do lado paterno, que tenha tido o câncer de próstata, deve começar a fazer o check-up, um pouco mais cedo que o normal, a partir dos 45 anos. Se não teve, pode começar a visitar o médico a partir dos 50.

Tem colesterol alto? Cuidado!

Pouquíssima gente sabe, mas manter o colesterol estabilizado pode ajudar a prevenir o câncer na próstata. Pacientes que têm o câncer e mantêm o colesterol controlado tem uma diminuição considerável na gravidade do câncer.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES