Uma start-up britânica lançou um aplicativo similar ao Tinder, chamado Tudder, para facilitar a vida dos fazendeiros que desejam que seu gado procrie. Ao usar o aplicativo, os criadores conseguem visualizar o perfil dos animais cadastrados, que conta com detalhes como idade, localização e a quem aquele animal pertence. No "Tinder" das vacas, demonstrar interesse segue a mesma lógica do aplicativo americano de paquera - arrastar o dedo para a direita significa dar like e o mugido é um sinal de match.
Desenvolvido pela Hectare, o aplicativo tem como objetivo que "animais tímidos possam encontrar sua alma gêmea". O match no aplicativo pode adiantar o tradicional processo para reprodução desses animais, que inclui transportar as vacas para locais muito distantes somente para o acasalamento.
"O Tudder é um novo aplicativo de paquera, que procura ajudar os criadores de gado a encontrar parceiros para seus animais em todo o Reino Unido, no processo pelo mugido ideal", diz a descrição do aplicativo disponível na Apple Store.
Quando o match acontece, os fazendeiros são redirecionados para o site da Hectare, no qual podem entrar em contato com o dono daquela vaca em particular e fazer uma proposta para o acasalamento. No site, os perfis das vacas também incluem curiosidades e informações sobre o seu estado de saúde.
Nos perfis, descrições como "jovem touro calmo e bem preparado pronto para trabalhar" são comuns, e os fazendeiros podem delimitar suas pesquisas por animais que são criados de forma orgânica, se tem pedigree ou se estão em uma área onde a turberculose foi detectada.
No sudoeste de Wales, Marcus Lampard tem um dos seus touros listado no Tudder e considera ser bem mais fácil que essa negociação ocorra por meio do aplicativo. O fazendeiro, de 76 anos, disse que a sua neta é a responsável por gerenciar o perfil do animal.
"Na minha idade achamos que entendemos muito de tecnologia, mas nossos netos nos acham limitados", conta.
Para desenvolver o aplicativo, a start-up Hectare conseguiu levantar US$ 3,9 milhões, cerca de R$ 14,5 milhões, com investidores como o tenista Andy Murray, segundo seu site oficial.