Após impressionar especialistas ao exigir valores financeiros irreais do Google, o Kremlin afirmou nesta quinta-feira que as enormes multas impostas pela Rússia são em grande parte simbólicas, visando estimular o gigante da internet a suspender as restrições aos canais russos no YouTube.
O total das ações judiciais contra o Google na Rússia chegou a dois undecilhões de rublos, um valor maior do que todo o dinheiro existente no mundo, estimado em 23 milhões de vezes a quantia global. Para comparação, 2,5 decilhões é 25 bilhões de vezes maior que US$ 100 trilhões.
Desde sua ofensiva na Ucrânia em fevereiro de 2022, a Rússia impôs pesadas multas a empresas de mídia social acusadas de hospedar conteúdo crítico ao Kremlin ou pró-Ucrânia.
YOUTUBE AMEAÇADO DE SAIR DO AR
Embora o YouTube ainda esteja disponível na Rússia, as autoridades ameaçaram retirá-lo do ar devido às proibições de conteúdo estatal. Os tribunais russos têm multado o Google, proprietário do YouTube, repetidamente, na tentativa de forçá-lo a cumprir as exigências de Moscou, com os custos legais aumentando a cada dia de descumprimento.