Imagens registradas por trabalhadores portuários mostram quando uma mulher seminua fica em pé em uma embarcação de madeira e quase bate a cabeça em uma ponte no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O condutor do barco teve que reduzir a velocidade para evitar o acidente. A Marinha do Brasil disse estar apurando o caso.
Segundo catraieiros que operam na mesma área onde o vídeo foi gravado, é proibido que passageiros façam a travessia dos canais de pé na embarcação. O risco de acidentes é extremamente grande, já que a estrutura dos canais é bastante baixa. Há fiscalização no local e, em casos como esse, a embarcação pode ser recolhida. O vídeo está sendo investigado pelas autoridades competentes.
O flagrante ocorreu neste sábado (4) no canal de navegação utilizado por catraias, como são chamadas as embarcações de madeira. O serviço de transporte marítimo funciona 24 horas por dia e é utilizado por milhares de passageiros que realizam a travessia do Estuário, entre as cidades de Santos e Guarujá.
Nas imagens, a mulher sai da área onde os passageiros devem ficar sentados enquanto realizam a travessia e sobe na proa (parte frontal) do barco, utilizada para embarque e desembarque das pessoas nos atracadouros. Segundo testemunhas, ela vestia apenas uma calcinha, estava sem sutiã e segurava o vestido na mão enquanto a bolsa ficava no chão.
Ao final do vídeo, registrado a partir de uma das vias portuárias, é possível notar que o condutor da embarcação reduz bruscamente a velocidade para evitar que a mulher bata a cabeça em uma ponte de automóveis. Ao notar o risco, ela também se abaixa faltando menos de um segundo para a colisão, mas não retorna ao local onde devem sentar os passageiros.
Testemunhas informaram que ela desembarcou em segurança no lado de Guarujá. O vídeo, que foi publicado em uma rede social ao longo do sábado, viralizou e foi compartilhado em grupos de mensagens.