Enquanto ela é mais conhecida como mexerica na região Sudeste, no restante do país ela é chamada de tangerina. Independentemente de sua nomenclatura, sabe-se que ela é referência entre as frutas quando o assunto é turbinar a imunidade. No entanto, seus benefícios para o corpo vão muito além disso.
"Além de rica em Vitamina C, a tangerina é fonte de fibras e apresenta um alto teor de potássio. Portanto, é recomendado consumir a fruta com regularidade, já que ela proporciona inúmeros benefícios e auxilia na prevenção de doenças", comenta Jéssica Santos, nutricionista da Superbom.
Abaixo, a nutricionista elenca as principais vantagens de inserir a fruta na alimentação do dia a dia. Confira abaixo:
Prevenção de doenças cardíacas:
Estudos comprovam que consumir frutas cítricas, como a tangerina, promovem a diminuição significativa do risco de contração de hipertensão e doenças cardiovasculares como aterosclerose e AVC. Essa função está associada à ação antioxidante promovida por elas, que retardam e previnem a ação dos radicais livres no corpo.
Redução do colesterol:
Segundo uma pesquisa divulgada no Journal of Agricultural and Food Chemistry, a tangerina possui um composto denominado flavonoide, podendo ser responsável por reduzir o colesterol com mais eficácia que determinados medicamentos. Por isso, para quem sofre desse mal, a nutricionista sugere o consumo diário da fruta.
Melhora na digestão:
"Quando se pensa em frutas ricas em fibras, a laranja é uma das primeiras a vir em mente. Poucos sabem, mas a tangerina apresenta três vezes mais fibras. Ela estimula a absorção de água e acelera a digestão, eliminando os resíduos e, consequentemente, aliviando a constipação", explica Jéssica.
Fortalecimento do sistema imunológico:
"Por ser rica em vitamina C, a fruta promove o fortalecimento da imunidade, garantindo maior resistência a diversos problemas de saúde como gripes e resfriados", comenta.
Diminui o envelhecimento precoce:
O envelhecimento precoce é causado por um processo degenerativo que ocorre antes que idade biológica chegue. Porém, devido ao alto teor de vitamina C, fibras e propriedades antioxidantes encontrados no fruto, auxilia no combate dos radicais livres, principais agentes envolvidos no processo de envelhecimento.
Redução de inflamações:
"A Vitamina C e as substâncias antioxidantes presentes na tangerina atuam no combate a inflamações no corpo, impedindo a formação de radicais livres que possibilitam reações desnecessárias de oxidação no corpo e causam desconfortos", declara também a nutricionista.
Aumento da saciedade:
Para quem busca uma alimentação mais balanceada, a mexerica é a pedida certa. "Por ser rica em fibras, ela atrasa o esvaziamento gástrico, fator que diminui a fome. Além disso, as pessoas mastigam por mais tempo e aumentam a salivação, o que também aumenta a sensação de saciedade", finaliza.