O dia 10 de setembro é a data dedicada ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. E aqui no Brasil, desde 2015 o mês passou a ser batizado de Setembro Amarelo por entidades que buscam a conscientização sobre o tema. Uma das marcas da campanha é a decoração de locais conhecidos com a cor amarela, como já aconteceu com o Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros tantos pontos pelo Brasil. Mas você sabe como surgiu o movimento e por que o amarelo foi a cor escolhida?
COR DA CAMPANHA
A campanha Yellow Ribbon (Laço Amarelo) começou nos Estados Unidos, depois que o jovem Mike Emme cometeu suicídio nos anos de 1994. Mike tinha 17 anos, era bastante habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha problemas psicológicos e infelizmente, não conseguiram evitar sua morte.
DESABAFO DOS PAIS
Que no dia do velório, cartões decorados com fitas amarelas foram colocados em uma cesta e tinham a mensagem "Se você precisar, peça ajuda". A iniciativa deu origem ao movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram às mãos de pessoas que precisavam de ajuda. E nos anos de 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. E o amarelo do Mustang de Mike foi a cor escolhida para representar essa campanha, simbolizada pelo laço amarelo.
SETEMBRO AMARELO
O programa Yellow Ribbon (Laço Amarelo) está presente em 47 países e ensina aos alunos e adultos de confiança ao redor deles que não há problema em pedir ajuda. Apesar de a prevenção não poder ser provada, estima-se que 5 mil vidas tenham sido salvas diretamente pelo Yellow Ribbon ao longo dos anos, segundo eles.
Se pensar em suicídio busque ajuda
Se você estiver com sérios problemas e chegar a considerar o suicídio, pode procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV) com o número 188. Esse é um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio. Através de telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana, eles atendem de forma voluntária e gratuita todos que precisam conversar. O serviço é totalmente sigiloso.