“Menor réptil da Terra”: cientistas descobrem nanocamaleão de 22mm

O animal foi encontrado em Madagascar e está ameaçado de extinção

"Menor réptil da Terra": cientistas descobrem nanocamaleão de 22mm | reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Cientistas acreditam ter descoberto o menor réptil da Terra , um lagarto da subespécie Brookesia nana, batizado de nanocamaleão. Dois desses animais foram encontrados em Madagascar, na África, em uma expedição de pesquisadores locais e da Alemanha. Informações do Ig.

O corpo de um animal desta espécie mede apenas 13,5 mm, o tornando o menor em cerca de 11,5 mil espécies conhecidas de répteis, segundo a Coleção de Zoologia do Estado da Baviera, na Alemanha. Do topo à cauda o comprimento do macho é de 22mm. Já o da fêmea, é de cerca de 29 mm, acrescentando que outros espécimes ainda não foram localizados, apesar do "grande esforço".

Menor réptil do mundo foi descoberto nesta sexta-feira (5) em Madagasgar, na África-Foto:/Divulgação

"O novo camaleão é encontrado apenas em uma floresta tropical montanhosa degradada no norte de Madagascar e pode estar ameaçado de extinção", informou o jornal Scientific Reports. 

O cientista do Centro de História Natural de Hamburgo, Oliver Hawlitsechek, afirmou que "o habitat do nanocamaleão infelizmente foi desmatado, mas a área foi colocada sob proteção recentemente, para que a espécie sobreviva".

Em um relatório, os cientistas disseram que era recomendado que o camaleão fosse listado como ameaçado de extinção na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) para ajudar a protegê-lo e ao seu habitat. 

Características do animal

Ainda, foi descoberto que o nanocamaleão caça ácaros no chão da floresta tropical e se esconde de predadores em folhas de grama durante a noite. Mark Scherz, um dos pesquisadores envolvidos na descoberta, disse se tratar de "um caso espetacular de miniaturização extrema

De acordo com ele, as florestas onde o Brookesia nana estava ainda estão bem conectadas com outras em todo o norte da ilha. "Portanto, este minúsculo novo camaleão quebra o padrão das menores espécies encontradas em pequenas ilhas. Isso sugere que algo mais está permitindo ou fazendo com que esses camaleões se miniaturizem", acrescentou.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES