A menofilia é a excitação por sangue menstrual e mulheres menstruadas. Assim, o fetichista pode gostar de sentir o gosto, a textura e/ou mesmo o cheiro do sangue liberado pelo corpo feminino “naqueles dias”.
Por mais estranho que esse desejo pareça, ele é totalmente realizável, pois não há nenhum problema em transar menstruada. Além disso, existem homens que não, mesmo não tendo esse fetiche, dificilmente se incomodam com o sangue durante o sexo, afinal, a menstruação é algo absolutamente natural.
Entretanto, na hora de se relacionar menstruada, vale redobrar os cuidados, pois o período facilita a contração de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). “Naqueles dias”, a mulher fica com a imunidade mais baixa e a eliminação do sangue deixa a região íntima mais úmida, facilitando a proliferação de fungos e bactérias. É por isso que realizar a higiene de forma adequada, sem usar sabonetes íntimos que alterem o pH vaginal - que deve ser sempre ácido -, e usar camisinha é ainda mais importante nesse momento.
Por outro lado, o sangue dificilmente irá transmitir alguma doença. Isso porque, a não ser que a mulher tenha o vírus do HIV, o sangue que sai do útero é estéril e só entra em contato com bactérias quando passa pelo canal vaginal - e estas são inofensivas à saúde, se a mulher estiver saudável.
Posições de sexo oral são as escolhas óbvias para o fetichista por sangue menstrual, pois permitem que ele sinta o fluido de diversas formas. No Desabrochar da Orquídea, a mulher se deita, deixando as pernas abertas e flexionando os joelhos para apoiar os pés na cama, e o homem fica ao pés dela para realizar o oral.
Aqui, além de sentir o sangue com a boca, ele pode introduzir os dedos no canal vaginal da parceira durante o ato - podendo até, depois, passar o sangue em si mesmo, caso ele também se excite com isso.
Posições em que a mulher fica por cima do parceiro são ótimas opções para o menófilo, pois permitem que o sangue escorra para o corpo dele, diferentemente do que aconteceria se ela ficasse deitada, pois aí ela quem se “sujaria”.
Na Gangorra com Apoio, o homem se deita e levanta as pernas, flexionando os joelhos para que fiquem num ângulo de noventa graus. Ela se senta no colo dele, olhando para o parceiro, e firmando os pés na cama, quase como se estivesse agachada. Para mais firmeza para ela - que irá controlar o movimento -, ele levanta os braços para cima e dá as mãos para a parceira.