Maquiagem vencida: como descobrir quando é hora de dizer “tchau”?

Afinal, ao investirmos em bases, sombras e batons favoritas, queremos que durem o máximo possível. Descubra agora

Maquiagem | Google
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Quem lendo esta matéria já se pegou observando para a sua gaveta de maquiagem e se questionando se é seguro usar aquele batom ou então aquela sombra que tem há tanto tempo. Mesmo não sendo um assunto muito falado, é verdade que as maquiagens têm sim uma data de validade, sendo importante ficar atento a ela para ter a certeza de não soemnte a eficácia dos produtos e também a saúde da sua pele.

E como é possível saber qual é o tempo da validade desses produtos? Como fazer para que eles durem o máximo possível? Pois o investimento nas bases, sombras e batons favoritas é muito caro e precisa durar o máximo possível de tempo. Segundo especialistas em dermatologia e química cosmética, a resposta é direta e objetiva "não". As maquiagens expiram e uma dica para quem possa usá-la além da data do vencimento, não é uma boa ideia.

Tudo porque a eficácia dos produtos podem diminuir significativamente, ocasionando com aquela base que geralmente proporciona uma cobertura perfeita pode ficar irregular, manchada e até mesmo causar irritações na pele. Mas não para por aí. As maquiagens vencidas também podem ser um terreno fértil para o crescimento de bactérias e fungos. Em se tratando de produtos que colocamos perto dos olhos, como delineadores e máscaras para cílios, esse risco de infecções oculares é muito maior.

E como saber quando é a hora de jogar fora aquele produto de maquiagem? Deve-se prestar atenção aos sinais. Caso note mudanças na textura, na cor ou odor do produto, chegou a hora de se desapegar. E muitos produtos vêm com um símbolo indicando o tempo que eles devem durar depois de abertos. EXemplo, "12M" quer dizer que o produto é válido por 12 meses após a abertura.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES