À primeira vista, pode parecer uma simples rocha avermelhada, mas o que está à venda nesta quarta-feira (17), em Nova York, é o maior pedaço de Marte já encontrado na Terra — com lance inicial de até US$ 4 milhões (cerca de R$ 22 milhões). A peça de 25 quilos, chamada NWA 16788, será leiloada pela casa Sotheby’s em uma venda temática de itens históricos e científicos.
O meteorito teria sido lançado da superfície marciana após o impacto de um asteroide, viajado cerca de 225 milhões de quilômetros pelo espaço e caído no deserto do Saara. Foi encontrado no Níger, em novembro de 2023, por um caçador de meteoritos. Segundo a Sotheby’s, o meteorito é cerca de 70% maior que o segundo maior pedaço de Marte já registrado e representa quase 7% de todo o material marciano conhecido atualmente.
A pedra mede 37,5 cm de comprimento, 27,9 cm de largura e 15,2 cm de altura. Para confirmar sua origem, um fragmento foi analisado em laboratório, tendo sua composição comparada com os meteoritos estudados pela sonda Viking em Marte, em 1976. O resultado classificou a rocha como uma “shergotita olivina-microgabroica”, formada pelo resfriamento lento do magma marciano.
A superfície da rocha apresenta uma textura vítrea, resultado do calor intenso ao atravessar a atmosfera terrestre — característica que chamou a atenção dos especialistas e confirmou que não se trata de uma pedra comum.
O meteorito já esteve em exibição na Agência Espacial Italiana, em Roma. A Sotheby’s não divulgou a identidade do atual proprietário nem a data exata da queda, mas testes indicam que o meteorito caiu na Terra nos últimos anos.