Doze anos atrás, quando mergulhava em uma piscina durante uma festa, Derek Amato sofreu um acidente que mudaria totalmente a sua vida. Do nada, sem qualquer passado musical, ele se tornou exímio pianista após bater com a cabeça no fundo de azulejos. O americano passou a apresentar características semelhantes a de um raro distúrbio psíquico, a Síndrome de Savant. Graças a incrível capacidade de memorização, o portador da doença desenvolve extraordinários talentos, na área musical, na matemática e nas línguas. Com Derek, aflorou incrivelmente o lado musical. A coluna conversou com o americano, morador de Denver (Colorado, EUA), para entender como se dá essa insólita manifestação artística.
Como funciona esse estranho talento musical?
O meu cérebro processa continuamente quadrados brancos e preto que se movimentam da esquerda para a direita pela visor da minha mente. O meu cérebro compõe música 24 horas por dia. Minhas mãos tocam o que esses quadrados pretos e brancos ditam, em alguns instrumentos, como piano, guitarra, baixo e percussão.
Você não tinha mesmo nenhum passado musical antes do acidente?
Ouvi muito a minha avó tocar órgão na igreja. Eu brinquei de bateria quando era criança e cheguei a tentar tocar guitarra acústica quando era adolescente. Não fui adiante. Sempre amei múisica, mas não tenho qualquer formação musical, não sei ler partituras.
O acidente na piscina mudou a sua vida. Antes dele, você chegou a pensar em outra carreira?
Quando era criança queria ser jogador de beisebol profissional. Ou cirurgião.
Derek Amato Foto: Arquivo pessoal
Que tipo de música você gosta mais de tocar?
Geralmente, eu não escolho o que tocar, já que é o cérebro que manda o que minhas mãos devem tocar a maior parte do tempo. Mas também consigo às vezes compor e executar canções da minha escolha. Adoro tocar baladas no piano e pop rock. Gosto de todos os tipos de música. Meus artistas favoritos são Dave Matthews Band, Prince, DreamTheater, Iron Maiden, Tori Amos, Elton John, Billy Joel, Ray Charles, Stevie Wonder e Fleetwood Mac.
Você acredita ter uma espécie de dom divino ou que ele é apenas resultado de um acidente em 2006?
Sou cristão, prefiro pensar que seja um dom de Deus. Mas acredito que esses dons estão presentes em todos nós.
Quantos concertos você dá por ano em média?
Cerca de 12, além de palestras. Mas gostaria de dar uns cem! Faço especiais para TVs e já gravei uma canção com Mandy Harvey (que é surda), que participou do programa "America's Got Talent". Lancei também um livro contando a minha história.
Planos de vir ao Brasil?
Não tenho planos ainda, mas gostaria muito de tocar e dar palestras aí, já que sou praticante de jiu-jítsu.
Assista abaixo a 'The script', canção de Derek Amato com Mandy Harvey: