Jovens devem repensar maus hábitos para evitar câncer colorretal

Esse tipo de tumor está surgindo com mais frequência em adultos jovens. E o estilo de vida moderno parece influir nesse sentido.

| Ilustração: Lucas Kazakevicius
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O câncer colorretal (CCR), que estava associado a pessoas acima de 50 anos, vem afetando cada vez mais adultos de 20 a 39 anos. Segundo a Revista Saúde, a incidência da doença nessa faixa etária vem crescendo entre 1% e 2,4% anualmente.  A American Cnacer Society (ACS) indica que os exames sejam feitos a partir dos 45 anos, cinco anos antes da recomendação anterior para os indivíduos de médio risco (aqueles assintomáticos e sem fatores de risco).

Porém, as ameaças que contribuem para o aumento do CCR nessa idade não estão relacionados necessariamente a falta de exames preventivos, mas sim a questões comportamentais. É fundamental, por exemplo, cuidar da dieta, já que o consumo de alimentos processados está vinculado a esse tipo de tumor e é frequente entre os jovens.

O câncer colorretal é o terceiro mais comum no Brasil, desconsiderando os de pele.. Ilustração: Lucas Kazakevicius/SAÚDE é Vital.

O excesso de álcool, outro hábito juvenil, também é um fator de risco, assim como tabagismo, sedentarismo, excesso de ganho de peso, baixo consumo de fibras, pouca exposição solar, entre outros.

Por ser uma doença multifatorial, não podemos dizer que apenas a rotina e o ambiente estão provocando o câncer colorretal. A enfermidade também é influenciada por fatores genéticos e hereditários, como o histórico familiar em primeiro grau.

Alguns sintomas do câncer colorretal são sutis: alterações intestinais (prisão de ventre ou diarreia frequentes), fezes com sangramento e/ou em fita (com formato fino) e dores abdominais. O CCR é o terceiro câncer mais comum no Brasil, com estimativa de quase 37 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

é preciso repensar bons hábitos de alimentação desde cedo. Foto: Pixabay.

Apesar de ser comumente indicada, a melhor forma de reduzir a incidência de doenças, incluindo o câncer, ainda é cuidando da alimentação e praticando atividade física regularmente. Temos que refletir sobre os nossos hábitos desde cedo e procurar um especialista quando percebermos mudanças no corpo.

Assim como a maioria dos cânceres, quando diagnosticado precocemente, o CCR tem altas chances de cura.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES