No último sábado (18), a polícia espanhola prendeu um jovem de 23 anos acusado de ser o responsável por convocar, através das mídias sociais, partidas de futebol entre os infectados com coronavírus e pessoas sem o vírus.
Segundo o jornal La Vanguardia, o 'futebol da Covid-19' havia sido convocado para a segunda-feira (20) no bairro de Mendillorri, na cidade de Pamplona, Espanha. Após uma ligação anônima, a polícia tomou conhecimento do caso e pediu "sanidade e bom senso para que ninguém participasse desses ou de outros eventos. Pode colocar a saúde pública em risco”, anunciaram os policiais.
As autoridades reiteram que os apelos irresponsáveis "não representam apenas um perigo para os cidadãos, mas também representam uma afronta a todas as pessoas que trabalham diariamente para curar ou prevenir infecções e, acima de tudo, a todas as pessoas que perderam um ente querido".
O jovem detido já tinha uma queixa por realizar uma reunião de jovens em uma área de lagos da cidade, à qual centenas de pessoas compareceram.