Algum dia na vida você já deve ter derrubado seu smartphone e com isso, algum dano foi causado ao aparelho. É uma situação que só quem é desastrado entende. Não é todo mundo que tem a sorte de sair dessa situação com o celular ileso. Talvez você já tenha sofrido muito com uma tela trincada, por exemplo.
Não seria bom se houvesse uma forma de evitar que isso acontecesse? Certo, temos as capas protetoras e as películas de vidro que já resolvem muita coisa. Mas e se existisse algo ainda mais eficiente, que diminuísse as chances de um trincado a quase 0%? um estudante alemão conseguiu esse feito.
Entenda
Philip Frenzel , de 25 anos, passou por uma situação parecida. Ele havia colocado o celular no bolso de sua jaqueta e acabou se esquecendo. Ao chegar em casa, acabou acertando a jaqueta sobre um corrimão e para seu azar, foi justamente no local em que o smartphone estava. A tela ficou completamente quebrada e não havia conserto.
Foi então que percebeu que deveria fazer algo para resolver de uma vez por todas o problema, ajudando outras pessoas a não passarem mais por isso. Depois demito estudo e pesquisa, finalmente conseguiu desenvolver um dispositivo que pode ser implantado no celular e que o protege imediatamente após sofrer uma queda. Ganhou o nome de "airbag móvel", embora se pareça muito mais com um amortecedor.
Veja no vídeo:
O aparelho contem oito pezinhos curvos e elásticos, capazes de amortecer a queda do aparelho. Eles ficam acoplados dentro da capinha e são acionados no momento em que detectam uma queda livre, absorvendo o choque do impacto. De forma contrária aos airbags convencionais dos carros, este não é de uso único. Após ser usado, tudo que o proprietário do celular precisa fazer é recolher as perninhas para dentro da capa novamente.
Embora ainda precise de alguns ajustes, os juízes da Sociedade Alemã de Mecatrônica honraram Frenzel por sua ideia elegante e inovadora.