SEÇÕES

Inacreditável! Vejas 3 vezes em que o mundo quase acabou - 3. Tempestade solar de 2012

A virada do milênio e o ano de 2012, provavelmente foram os períodos mais marcantes na história moderna de quando as pessoas pensaram que o mundo acabaria - 3. Tempestade solar de 2012

Slide 3 de 3

3. Tempestade solar de 2012

Siga-nos no

Em 1º de setembro de 1859, aconteceu o Evento Carrington, uma explosão solar massiva com a energia de 10 bilhões de bombas atômicas que expeliu gás eletrificado e partículas subatômicas que atingiram a Terra, causando danos catastróficos às linhas de comunicação da época. No entanto, dado o nível rudimentar do século XIX, os problemas acabaram não sendo tão grandes assim.

Mas o planeta não teria tido a mesma sorte se a explosão solar de 23 de julho de 2012 não tivesse perdido nosso planeta por uma margem mínima de 9 dias. Se a ejeção de massa coronal que irrompeu da superfície do sol tivesse atingido a Terra, teria derretido todos os dispositivos eletrônicos, satélites e redes de comunicação existentes; deixando a todos em um escuro digital que poderia ter sido nosso colapso como sociedade.

As estimativas dos possíveis danos da tempestade teriam sido mais de US$ 1 trilhão, vinte vezes maior do que o custo do Furacão Katrina de 2005, considerado o terceiro furacão mais mortífero e destrutivo da história dos Estados Unidos.

A civilização teria estagnado e a sociedade reduzida ao que era antes da revolução tecnológica — ou seja, um grande caos.

Carregue mais