Após a história de um grupo de amigos que construiu casas lado a lado para serem vizinhos, a novidade é uma república para idosos. Isso mesmo, uma república – que é bem diferente de asilo ou casa de repouso.
Justamente porque não queriam acabar em uma dessas duas opções, onde não conheceriam ninguém, e ta,bém não gostariam de morar com os filhos já adultos, Victor Gómes e Cruz Roldán, que se conheceram há quase 50 anos, resolveram inovar e criar a república para a terceira idade. Localizado em Cuenca, na Espanha, o espaço foi batizado de Convivir e é conduzida pelos próprios idosos.
O sucesso entre amigos e familiares foi tanto que a república existe há 15 anos e já reúne cerca de 90 moradores. O lugar, que tem 7 mil m², conta com programação de oficinas, biblioteca, jardim, bar, pomar e até ginásio – tudo para poder distrair os velhinhos que vivem por lá.
Esse tipo de moradia pode parecer novidade aqui no Brasil, mas na Europa já virou tendência que tem, inclusive, regras a serem seguidas, como, por exemplo, móveis sem quinas e botões de emergência em todos os quartos. Segundo reportagem do El País, um escritório renomado da Espanha já recebeu mais de mil solicitações sobre o modelo de república.