Os ouvidos são partes muito delicadas do corpo humano. Por mais que nossa primeira ação sempre seja limpá-los, é preciso tomar muito cuidado com as medidas de higiene, porque alguns acidentes nada agradáveis podem acontecer. Um exemplo de limpeza que deu muito errado aconteceu em 2016, quando um morador do Reino Unido ficou com um pedaço de cotonete preso no canal auditivo. E ele só foi removido dois anos depois.
De acordo com o portal Daily Mail, o paciente foi até a clínica do audiologista Neel Raithatha se queixando de muitas dores e uma “audição abafada”, como explicou o profissional. O homem também relatou que, dois anos antes, um cotonete ficou preso em sua orelha, mas ele não tentou retirá-lo porque imaginou que “sairia sozinho” e não causaria problemas.
Para resolver a situação, Raithatha realizou um procedimento muito delicado e conseguiu retirar o pedaço da haste, que continha o algodão. “Foi um procedimento delicado porque o objeto estava encostado no tímpano”, detalhou, “eu tive que garantir que não exerceria força durante a remoção, porque isso poderia facilmente ter perfurado o tímpano”.
No fim, a remoção foi simples: demorou cerca de um minuto e não danificou nenhuma parte do ouvido . Agora, o paciente voltou a escutar normalmente – e não deve colocar nada parecido com um algodão perto da orelha tão cedo.