Um guia que procurava guepardos para turistas em um safári, foi tragicamente emboscado e comido vivo por dois leões, no último sábado (6/3). Malibongwe Mfila, de 27 anos, estava sozinho, procurando felinos nos 22 mil hectares do Parque Nacional de Marakele (província de Limpopo, África do Sul) quando a tragédia ocorreu.
De acordo com o Daily Mirror, ele estava seguindo o rastro de guepardos quando desceu do jipe e decidiu segui-los a pé. Mas em apenas 20 metros de caminhada, dois jovens leões que estavam camuflados em um matagal pularam sobre o guia e o trucidaram.
Outro rastreador que costuma trabalhar de carro na área viu os leões atacando o homem e alertou os serviços de emergência. Nada pôde ser feito para salvar Malibongwe. Os leões foram capturados e sacrificados. Autópsias estão em andamento, confirmou a administração do parque.
Turistas hospedados em hotéis de luxo costumam contratar rastreadores para o trabalho de risco: localizar guepardos para que eles possam ir diretamente ao pontos em que os felinos, os mais rápidos do planeta, estão.