Guardas tiram selfies espantosas com gorilas e impressionam a web

Os funcionários do Parque Nacional de Virunga, no Congo, são responsáveis por protegerem os animais de caçadores clandestinos

| Reprodução/Facebook/Parque Nacional de Virunga
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, criado em 1925, foi o primeiro parque nacional da África. Até hoje é um dos maiores santuários de gorilas do mundo. Alguns deles parecem quase humanos ao aparecer nessas selfies tiradas por guardas florestais que combatem a caça ilegal na região.

As imagens viralizaram no Twitter e Facebook e receberam uma série de comentários sobre como os animais parecem em harmonia com os guardas. A última delas, intitulada "Outro dia no escritório", recebeu 14 mil likes e 12 mil compartilhamentos. Segundo os administradores do parque, a vida selvagem local foi impactada muito por conflitos armados locais.

Hoje, são 600 guardas florestais trabalhando no parque. Nas três últimas décadas, 179 guardas morreram cumprindo o dever no Virunga. Eles recebem treinamento de seis meses e também precisam aprender a ter contato com os gorilas.

O parque ficou fechado por oito meses (de agosto de 2018 a fevereiro passado) após uma milícia que atua no Congo atacar um guarda. Durante o período, o governo congolês reforçou a segurança do parque, inclusive com a contratação de mais guardas.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES