Guardar e congelar alimentos exige cuidados

É comum que algumas pessoas não saibam o modo correto de armazenar e congelar os produtos para que tenham maior durabilidade

| Reprodução internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

 Guardar carnes, verduras, frutas e legumes na geladeira após as compras do supermercado é uma tarefa que, apesar de parecer simples, exige cuidados especiais. É comum que algumas pessoas não saibam o modo correto de armazenar e congelar os produtos para que tenham maior durabilidade e fiquem longe de contaminações, mas algumas medidas podem trazer segurança e comodidade.

 As carnes devem ser removidas de sua embalagem original, limpas (partes não comestíveis, como gorduras, devem ser retiradas) e guardadas rapidamente no congelador.  Quanto ao prazo de validade, ele varia de acordo com a manipulação do alimento.  A carne em peça possui um prazo de consumo de 12 meses e a moída de dois meses.

Já verduras, frutas e legumes devem ser higienizados e secos previamente. Feito isso, elas podem ser armazenadas em prateleiras ou gavetas, sempre envoltas em embalagens que preservem os alimentos e evitem a presença de oxigênio em seu interior.

 Atualmente, o mercado conta com produtos que fazem esse trabalho de acondicionamento de uma forma prática e segura. Entre eles sacos transparentes com fecho hermético, feito com polietileno de baixa densidade é uma boa opção. “Desenvolvido para uso em geladeira, freezer e temperatura ambiente, ele oferece segurança e comodidade aos consumidores, pois pode ser reaberto e reutilizado diversas vezes. Além disso, possui uma faixa onde é possível anotar informações sobre quantidade e prazo de validade do alimento guardado”, explica o gerente de marketing, da Útil Kiko, Rafael Cavalcante.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES