Alguma vez você já imaginou como seria se os seres humanos fossem dotados de visão noturna, assim como algumas espécies de animais? Parece filme de ficção científica, mas, segundo o grupo de bio hackers americanos Science for the Masses, isso já é possível.
Para chegar a esse resultado, o grupo precisou usar uma substância semelhante à clorofila, conhecida como Chlorin e6 (ou Ce6).O Ce6 é encontrado em peixes que vivem em profundidades abissais e já era utilizado para tratar a cegueira noturna e até alguns tipos de câncer desde os anos 80.
Para realizar o experimento que permitiria que o olho humano enxergasse no escuro, um voluntário do grupo recebeu 50ml da substância em seu saco conjuntival – uma bolsa que fica na parte inferior do olho e é capaz de carregar a substância até a retina. Uma hora após o experimento, ele começou a enxergar objetos no escuro, sendo capaz de reconhecer pessoas a até 50 metros de distância.
A visão noturna durou cerca de 20 dias e não teve efeitos colaterais. Mesmo assim, mais estudos são necessários para afirmar o sucesso da iniciativa, mas já é possível dizer que os bio hackers estão cada vez mais próximos de ultrapassar algumas das limitações humanas.