O governo da Irlanda está oferecendo até 70 mil euros (cerca de R$ 454 mil) para pessoas interessadas em viver em uma de suas ilhas remotas na costa oeste do país. A iniciativa faz parte do programa "Our Living Islands", que visa repovoar áreas insulares pouco habitadas.
Iniciativa contra o despovoamento
Lançado em 2023 e com previsão de durar até 2033, o programa foi renovado no fim de junho com o objetivo de manter comunidades vibrantes e sustentáveis em 23 ilhas com baixa densidade populacional. A proposta é atrair moradores oferecendo bônus financeiros para quem adquirir e reformar propriedades residenciais nas ilhas.
Não é necessário ser cidadão irlandês para participar, mas os interessados precisam ter direito legal de residência no país, seguindo as regras de visto já existentes.
Entre as ilhas participantes estão Aran, Clare, Dursey, Inishturk, Inishbofin e Bere. Juntas, elas somavam uma população de apenas 2.734 pessoas, segundo dados de 2016. Além da beleza natural, algumas dessas ilhas serviram de cenário para o filme "Os Banshees de Inisherin", indicado ao Oscar.
Como funcionam os incentivos
O bônus oferecido pelo governo deve ser usado exclusivamente para a reforma de imóveis residenciais em mau estado, similares às casas por 1 euro oferecidas por cidades na Itália e França. Os valores variam:
* Até 50 mil euros (R\$ 324,9 mil) para propriedades desocupadas;
* Um adicional de 20 mil euros (R\$ 129,9 mil) para imóveis abandonados que demandam obras mais complexas.
As propriedades devem ter sido construídas antes de 2007 e estar desocupadas há pelo menos dois anos no momento da compra. Os novos proprietários precisam residir na casa como moradia principal ou alugá-la a longo prazo, por no mínimo dez anos. Caso esse prazo não seja cumprido, o bônus deve ser devolvido ao governo.
Adesão ao programa
Até março de 2025, 35 candidaturas foram registradas, das quais 22 já haviam sido aprovadas, segundo o jornal The Independent. O objetivo do programa também inclui fortalecer a cultura local, diversificar a economia e melhorar a infraestrutura nas ilhas.
Quem tiver interesse pode se inscrever pelo site oficial do governo irlandês: [gov.ie/vacant-property-refurbishment-grant](https://www.gov.ie/vacant-property-refurbishment-grant)