Genocídio em Ruanda: 18 mil corpos são encontrados após 24 anos

Corpos encontrados em valas construídas durante o genocídio.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Federação de Associações de Sobreviventes Ibuka comunicou nesta quarta-feira (19) que mais de 18 mil corpos foram encontrados em valas construídas durante o genocídio em Ruanda, ocorrido em 1994.

Segundo o representante da Ibuka, Theogene Kabagambire, o número diz respeito aos últimos cinco meses de busca acerca do massacre perpetrado por grupos étnicos extremistas: hutus contra tutsis.

Kabagambire explicou que a procura pelos restos mortais começou no dia 11 de abril, depois que um acusado de participar do genocídio em Ruanda revelou a localização das fossas. Durante esse período, foram descobertas 41 valas na zona da capital, Kigali, distribuídas nos distritos de Rusororo e Gasabo.

"Na cidade de Kabeza, do setor de Rusororo, foram demolidas três casas depois das pistas recebidas. Encontramos 20 valas comuns sobre as quais as casas tinham sido construídas. Debaixo de uma, havia oito fossas , enquanto as outras estavam sobre sete e cinco, respectivamente", afirmou Kabagambire.

Ao longo desse processo, a associação esperava encontrar entre 15 mil e 25 mil vítimas. A equipe também estima realizar um grande funeral aos mortos no 25º aniversário do massacre no ano que vem.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES