Gengivite e periodontite: elas podem ocasionar a perda do dente?

Pequenos sangramentos são os sinais mais claros que as pessoas percebem ao ter gengivite ou periodontite

Periodontite e gengivite devem ser cuidadas para evitar perda do dente | reprodução internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Todo cuidado é pouco com a boca. Além da escovação diária e dos cuidados com limpeza e a saúde dos dentes, cada um deve ficar atento a certos problemas bucais que são bastante comuns como a gengivite e a periodontite. Inflamações que podem ser percebidas na gengiva.

 A gengiva deve ser sempre saudável  e ao menor sangramento é sempre bom procurar um dentista. Se ela não estiver saudável, podem ocorrer pequenos sangramentos na hora da alimentação ou escovação, que já acendem o alerta para doenças locais.

O sangramento indica a necessidade de cuidados especializados para não agravar o problema, que pode ter consequências mais sérias, como a perda óssea e a consecutiva perda do dente na região afetada.

Problemas como gengivite e periodontite podem trazer perda do dente/Reprodução internet

“O tratamento da doença periodontal consiste em sessões de raspagem para remoção do tártaro acumulado e bolsas de inflamação das raízes dos dentes afetados. A colaboração do paciente quanto as orientações de higienização e fio dental é determinante para o sucesso do tratamento e bochechos com clorexidina e antibióticos também podem ser utilizados durante o tratamento”, afirmou a Dra. Vivian Peretto.

Pequenos sangramentos são os sinais mais claros que as pessoas percebem ao ter gengivite ou periodontite, porém não é o único sintoma. As doenças podem deixar a gengiva com uma cor mais escura, flácida e sensível. A principal causa da inflamação é a higiene oral inadequada. Além dela, tabagismo, diabetes mellitus, alteração hormonal na gravidez ou a respiração prolongada através da boca podem ocasionar a gengivite e periodontite.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES