Tama-chan é o cara ? ou o gato mais famoso do Japão. O felino de dez anos vive na estação de trem Kishi, em Kinokawa, sul do Japão. Como é bajulado e famoso, o bichano não sai do lugar nem se houver uma invasão de cães. Turistas e moradores tiram fotos diariamente com ele. A empresa que administra o local ? a Wakayama Eletric Raiwail ? divulgou comunicado que cita o animal como responsável pelo aumento do número de passageiros.
Por isso, Tama-chan, que já era chefe da estação, foi promovido a Oficial de Operações. É o primeiro gato do mundo a assumir um cargo executivo. Como ele não sabe ler e escrever, será interpretado pelos funcionários, diz o texto da Wakayama, em um esclarecimento peculiar.
Os frequentadores da estação gostam tanto dele que pedem mais homenagens ao bicho. O cartão postal com a foto de Tama-chan é o mais vendido nas lojinhas. Ele virou até verbete no wikipedia. Diretores da companhia prometem fazer uma estátua.
Segundo fontes da estação, o gato não tem pretensões políticas. Mas, se tivesse, poderia muito bem ronronar na prefeitura.