Uma garoupa de 450 kg foi pescada na costa da Baía de Bengala, na Índia. O momento raro foi documentado em vídeo por um pescador local na vila Perungalathur, no estado de Tamil Nad na quarta-feira (2/1). As garoupas dessa região costumam ter de 5 a 10 kg, surpreendendo a vila de pescadores.
Apesar de ter o mesmo nome, o peixe encontrado na Índia não é da mesma espécie que as garoupas brasileiras. “De acordo com a localização dos vídeos (Filipinas e Sul da Índia), não é a mesma espécie que ocorre aqui no Brasil. Nessa região do Índico, provavelmente é a garoupa-gigante (espécie: Epinephelus lanceolatus)", explicam os especialistas da equipe Garoupa Brasil.
"A distribuição da nossa garoupa (E. marginatus) é no Oceano Atlântico, assim como no Mediterrâneo e no Atlântico Leste das ilhas Britânicas, África do Sul, Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde”.
A garoupa-gigante é é um dos maiores peixes ósseos no mundo, conhecido pelo corpo gordo, cabeça grande e relevos e espinhas. O peixe de água salgada pode chegar a 3 m de comprimento e pesar 600 kg.
Os especialistas indicam que o pescador ter encontrado o peixe gigante foi sorte. Apesar de existirem registros históricos de garoupas que ultrapassam os 100 kg, exemplares muito grandes como o do vídeo são raros. Nessa região, as garoupas costumam ter de 5 a 10 kg.
Renato Massaaki Honji, biólogo do Centro de Biologia Marinha (CEBIMAR), explica: "no ambiente natural é possível encontrar esses animais deste porte. Certamente são capturados animais em vários estágios do ciclo de vida, o que explica esta variação de tamanho".