SEÇÕES

Frio à brasileira: conheça cidades que surpreendem nas baixas temperaturas

De Santa Catarina ao sertão pernambucano, destinos combinam paisagens, história e termômetros em queda

Sincelo deixou Morro das Torres em Urupema coberto de branco | Foto: Marleno Muniz Farias/Prefeitura de Urupema
Siga-nos no

Quando o assunto é frio no Brasil, a região Sul costuma ser lembrada imediatamente. No entanto, o país guarda surpresas geladas em outros cantos, inclusive no Nordeste. Cidades como Piatã (BA) e Triunfo (PE) destoam do clima tropical típico e figuram entre os lugares mais frios do território nacional.

De geadas e neve a patrimônios históricos preservados, essas cidades unem clima ameno e características únicas que atraem turistas e encantam moradores. Confira abaixo uma seleção de oito destinos que se destacam pelas baixas temperaturas e paisagens de inverno.

1. Urupema (SC)

A 200 km de Florianópolis, a "capital nacional do frio" ostenta esse título desde 2021. Com 1.425 metros de altitude, Urupema registra geadas e até neve com frequência. O grande atrativo é a cascata que congela: uma cachoeira de 13 metros que se transforma em gelo no inverno, no alto do Morro das Torres.

2. Triunfo (PE)

Conhecida como "Oásis do Sertão", Triunfo surpreende com clima chuvoso e ameno em pleno semiárido. A cidade guarda relíquias como o Cine Teatro Guarany, construído em 1922 com rochas e óleo de baleia, e histórias do cangaço, com Lampião usando a região como esconderijo.

3. São Joaquim (SC)

Cidade símbolo do frio catarinense, também é referência nacional na produção de maçãs, cerca de 35% da fruta no Brasil vem de lá. O clima com ampla variação térmica favorece colheitas doces e coloridas, enquanto os invernos atraem turistas em busca de baixas temperaturas e belas paisagens serranas.

4. Monte Verde (MG)

Na Serra da Mantiqueira, essa pequena vila de 4 mil habitantes é apelidada de "Suíça mineira". Com temperaturas negativas e chalés alpinos, atrai milhares de visitantes todos os anos. Monte Verde já figurou entre os melhores destinos turísticos do mundo em rankings internacionais.

5. Bom Jardim da Serra (SC)

Além do frio intenso, a cidade é famosa pelas paisagens naturais como a imponente Serra do Rio do Rastro. A “capital das águas” tem dezenas de cachoeiras e rios, além de vegetação preservada e cânions que formam um cenário ideal para ecoturismo e contemplação.

6. Piatã (BA)

É a cidade mais fria do Nordeste. A 1.268 metros de altitude, na Chapada Diamantina, os termômetros podem marcar 2°C. Além do frio, guarda história milenar nas pinturas rupestres da Serra do Gentil, com registros que datam de 10 a 12 mil anos.

7. Urubici (SC)

Abriga o Morro da Igreja, ponto mais frio do país com recorde de -17,8°C em 1996. No local está a Pedra Furada, uma formação rochosa icônica. O acesso é controlado e requer agendamento, mas vale a pena pela vista e pela experiência única.

8. Campos do Jordão (SP)

Talvez o destino mais famoso da lista, é apelidada de “Suíça Brasileira” por sua arquitetura e clima. A cidade foi referência em tratamento de doenças respiratórias e, desde os anos 1950, consolidou-se como um dos principais pontos turísticos de inverno do país.

Essas cidades mostram que o frio brasileiro é mais diverso e surpreendente do que se imagina. Se você é fã de baixas temperaturas, já pode começar a planejar seu próximo destino com cachecol e chocolate quente na bagagem.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também