Em meio ao colorido das luzes do Congresso Nacional, o fotógrafo Leonardo Caldas registrou a passagem da estação espacial internacional, também chamada de ISS – da sigla em inglês International Space Station – sobre o céu de Brasília, na noite deste sábado (14).
A ISS é uma espécie de laboratório tripulado para pesquisas espaciais. A estação foi lançada no ano de 1998, em operação conjunta de 14 países e corta o céu a cerca de 400 km de altitude, podendo ser vista a olho nu, sem necessidade de aparelhos profissionais.
A passagem pelo Distrito Federal ocorreu às 18h34. Com a câmera fotográfica, usando a lente "olho de peixe" – que deixa a imagem arredondada –, o astrofotógrafo capturou 60 imagens e, no computador, fez a sobreposição dos registros. No resultado, é possível observar o trajeto da estação espacial.
A ISS leva uma hora e meia para dar uma volta ao redor da Terra. Em um dia, o equipamento completa 15 voltas, mas a visão só é possível por poucos minutos, já que a visibilidade depende da posição solar.
A próxima passagem por Brasília ocorre na segunda-feira (16), às 18h37. O evento no céu pode ser acompanhado no site da Nasa, que monitora a estação em tempo real.