Uma cena pouco comum em ambiente urbano pôde ser vista em uma avenida de Bauru (SP). Uma cobra da espécie falsa coral engoliu um lagarto ameiva, também conhecido como lagarto verde e chamou a atenção de quem passava perto do Sambódromo.
Toda a cena foi captada pelas lentes do fotógrafo especialista em imagens de natureza Júnior Esteves, que registrou desde o momento em que a cobra imobilizou o lagarto - que acabou devorado inteiro, em cerca de uma hora e 30 minutos.
Esteves conta que registrou a cena no dia 29 de dezembro, na avenida Jorge Zaiden, na região do Córrego da Água Comprida, próximo ao Sambódromo de Bauru.
No local, a cobra enrolou-se no lagarto até sufocá-lo, e depois o engoliu inteiro.
“Não resisti em registrar uma cena dessas, até porque a natureza é minha especialidade. Percebi que era uma falsa coral, pois estava predando por constrição, e o mais legal é que as pessoas que estavam em volta não interferiram no curso natural da vida selvagem”, explica Esteves, que há seis anos ministra cursos de fotografia.
"Dieta"
Segundo o zootecnista Luiz Pires, diretor do Zoológico de Bauru, as duas espécies são típicas da região de cerrado, vegetação predominante no Centro-Oeste Paulista. Ele confirma que o lagarto ameiva integra a dieta da falsa coral.
Pires explica que as duas espécies não oferecem perigo às pessoas, mas lembra que ninguém deve se aproximar de nenhum animal silvestre. Apesar de não ser venenosa, a falsa coral também deve ser evitada, pois apenas especialistas conseguem distingui-la da coral, que é venenosa.