Segundo o especialista dermatológico Caio Lamunier, médico do Hospital das Clínicas e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, também chamado Icesp, a quantidade certa para a aplicação do protetor solar é 7 colheres de chá para o corpo. Seguindo essa regra, o protetor solar terá maior eficácia, protegendo melhor a pele do usuário.
“Uma colher de chá para cada um dos quatro membros, duas para o tronco e uma para o rosto", declarou Lamunier. Conforme o médico, passar menos do que essa recomendação, prejudica a eficácia do produto, e a maior tendência é passar menos do que o necessário.
Outro fator que deve ser considerado para calcular a quantidade certa é o tempo de ação, contado desde da aplicação. “É preciso passar 30 minutos antes de vestir a roupa, colocar o biquíni ou ir para o trabalho. Para aumentar a eficácia, deve-se passar o filtro solar sem roupa”, declara o especialista. Vale lembrar, que além do câncer de pele, o protetor de pele também previne o aparecimento de manchas.
Uma dúvida muito comum é sobre a eficácia do protetor em Spray. Os especialistas dizem que o produto realmente funciona, mas deve ser aplicado de maneira correta seguindo as instruções do rótulo.
A dermatologista do Saúde Minuto, Meire Gonzaga, que também é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, afirma que “O problema do spray é que, às vezes, as pessoas não o aplicam direito, perdendo a eficácia”, a medica também explica na hora de comprar o produto, é necessario verificar se é resistente à água e para garantir sua eficácia, é preciso aplicá-lo a cada hora.
Os consumidores também tem dúvidas sobre qual protetor solar comparar. Existem alguns fatores que precisam ser considerados antes de comprá-lo, como verificar se protege dos raios UVB e UVA e também seu fator de proteção, FPS.