O empobrecimento da população está cada vez mais aparente em Manila (Filipinas). O país insular da Ásia tem 25% da população abaixo da linha de pobreza. A multiplicação dos sem-teto se tornou inevitável na capital.
Porém uma cena, registrada na semana passada, acabou dando um outro tom à miséria que se espalha pelas Filipinas e comoveu muita gente. No centro dela está Elaine Dolfo, uma menina de 8 anos.
A filha de um casal sem-teto viralizou nas redes sociais por causa do "jeitinho" para fazer o trabalho de casa passado pela professora. Para fugir da chuva e não molhar o livro, a menina se cobriu com um casaco. Ao lado dela, a mãe, Ellen, de 40 anos, e a irmã mais nova, Alexandra, de 4, dormiam na entrada de um prédio.
A família acabou nas ruas após o pai de Elaine ficar doente e não conseguir mais trabalhar para sustentar a casa. Rolando Villanueva, que passava pelo local, conversou com a menina. Elaine contou a ele que deseja avançar no estudos para ajudar a família.
"Quero terminar o meu trabalho de casa e ir bem na escola. Então poderei ter um bom trabalho para cuidar de mim e da minha família", disse a menina, de acordo com reportagem do site "Unilad".