Falar com voz de bebê ajuda no desenvolvimento da criança

Ondas cerebrais em sincronia com as dos pais facilita entendimento

Falar com voz de bebê ajuda no desenvolvimento da criança | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, mostrou que falar imitando a voz de bebê com crianças ajuda no desenvolvimento do cérebro do pequeno.

De acordo com a descoberta, os bebês aprendem melhor quando suas ondas cerebrais estão em sincronia com as dos pais. E mais que isso: quando a comunicação é feita por uma conversa com voz de criança ou por músicas infantis.

O estudo, que foi feito com o escaneamento dos cérebros dos bebês, também sugere que eles precisam se sentir seguros e amados para que as conexões no cérebro se formem propriamente, levando ao aprendizado efetivo.

As primeiras descobertas mostram que as crianças não aprendem tão bem quando suas ondas cerebrais e as da mãe estão fora de sintonia. Mas, quando ambos estão plenamente sincronizados, a assimilação de informação ocorre de maneira muito eficiente.

A pesquisadora Victoria Leong, que está liderando a pesquisa, afirma que o estudo tem mostrado que os bebês tendem a aprender melhor quando as mães se comunicam com eles usando uma voz bem calma e tranquila, que até imita um pouco o jeito dos próprios bebês - ela costuma chamar essa "língua" de "motherese" (linguagem de mãe, em uma tradução livre).

Ela também aponta que rimas musicais infantis também são uma forma efetiva de sincronizar o cérebro das mães com o dos bebês.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES