Uma das regiões consideradas mais bonitas do Brasil, o Nordeste se torna um paraíso de belezas naturais e de cultura. Devido o país ter um território nacional muito vasto, a cultura a língua portuguesa se difere nas mais variadas formas.
A cultura do nordeste pode ser apresentada nos cordéis, nos repentes, maracatu, frevo, bumba-meu-boi e outras coisas do universo encantado no folclore da região.
O nordeste também possui um povo bem humorado e de bem com a vida. Para você perceber isso, listamos 10 expressões nordestinas que farão você rolar de rir. Confira
1. Rala-bucho
Conhecida por muita gente, essa expressão se refere à dançar forró. Faz sentido, afinal, os “bucho” precisam mesmo ficar encostadinhos.
2. Conversando miolo de pote
Estar com a família e os amigos é sempre muito bom, principalmente quando dá para colocar o papo em dia. Essas conversas à toa são as famosas conversas miolo de pote dos nordestinos.
3. Sujeito pirangueiro
Saiu com uma turma de amigos e mais amigos dos seus amigos apareceram. Sempre tem aquele que sai de fininho ou não paga a parte que lhe é devida da conta. É aquela pessoa pão-dura, mão de vaca.
4. Infeliz da costa oca
É o melhor jeito de xingar um “malandro” que tentou ou te passou a perna. Se refere às pessoas que possuem mau caráter.
5. Veneno do rato
Por incrível que pareça, é um elogio. Por exemplo, você acabou de comer e achou a comida deliciosa, aí fala: “essa comida é o veneno do rato”.
6. Quebrar catulé
Todo mundo jogando paint-ball, seu adversário está na sua mira e de repente a arma pifa. Aí você solta um grito, “quebrou catulé”. Quer dizer que a arma falhou.
7. Gota serena
A pessoa está super feliz e contente, pulando de alegria… é desse jeito que vão te chamar lá pelas bandas do nordeste se você ficar assim.
8. Língua trelosa
Você é um engraçadinho? Daquelas pessoas que adoram fazer piadinhas e brincar com as pessoas? A zoação é seu sobrenome? Então, com certeza, você é um língua trelosa.
9. Amarrar a cabra
No momento em que estão numa festa de arromba e estão com vontade de beber muito, ou quando estão contando sobre uma festinha que foram e encheram a cara.
10. É pai d’égua
Aconteceu alguma coisa muito legal, bacana, massa, porreta, arretada… É pai d’égua é a expressão usada pelos nordestinos quando querem dizer que gostaram muito.