Um exame de raio-X de uma paciente de 58 anos na Coreia do Sul apresentou um resultado incomum: vários traços de ouro nas mãos da mulher, que sofre de artrose. As informações são do Extra.
A imagem foi publicada em um relato na conceituada revista médica "New England Journal of Medicine". A paciente foi a uma clínica reumatológica queixando-se de fortes dores nas juntas. Ela apresentava deformações nas mãos e nos pés.
As dores a acompanham há 40 anos. Desde adolescente, a sul-coreana vem sendo tratada com acupuntura. Mas não aquela tradicional, e sim uma alternativa, que explica a presença do ouro na radiografia.
A paciente foi submetida a inúmeras sessões de acupuntura com fios de ouro. Nela, pequenos pedaços de fio de ouro estéril são inseridos no corpo usando uma agulha de acupuntura.
De acordo com Young-Bin Joo e Kyung-Su Park, autores do relato, a prática é usada há muito tempo no extremo oriente da Ásia. O ouro, além do procedimento com as agulhas da acupuntura, pode também ser injetado ou administrado por via oral.
Os autores disseram que a acupuntura com fios de ouro não fez o quadro da paciente piorar, mas ele também não melhorou com a prática.