Exagerou na bebida alcoólica; seis alimentos que desintoxicam o fígado

O fígado é um órgão extremamente importante e que necessita da sua atenção.

| Reprodução / Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O fígado é o órgão responsável por sintetizar proteínas e lípidos, processar hormonas e desintoxicar o organismo. Contudo, também necessita de uma limpeza de vez em quando, para garantir um sono de qualidade, energia e equilíbrio hormonal e a queima adequada de gorduras. Com informações do Notícias ao minuto.

Facilmente encontrado em mercados, o dente de leão limpa o fígado e  ajuda na eficiência da bílis. Foto: iStock.

Como consumimos substâncias nocivas diariamente, o fígado fica sobrecarregado com o passar do tempo. Sobretudo, pessoas qua consomem álcool com frequência acabam por sobrecarregar o órgão, que necessita de trabalhar duas vezes mais para quebrar a macromolécula em acetaldeído e para que a substância seja assim eliminada pelo corpo. Uma alimentação pouco ou nada saudável, rica em alimentos processados, açúcar, gorduras e substâncias industrializadas também acaba por oprimir o órgão.

1. Beterraba - Rica em betaína, esta planta ajuda na hidratação das células e na substituição de sais inorgânicos, conforme uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no Brasil, em 2015. Além disso, o aminoácido contribui para a eliminação de toxinas e combate a inflamação.

2. Cúrcuma - potente anti-inflamatório por conta da curcumina, a cúrcuma ajuda na limpeza de radicais livres e metaboliza colesterol e estrogénio, a hormona feminina. 

3. Cardo mariano - é uma planta medicinal muito usada em suplementos, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que eliminam compostos poluentes no corpo.

4. Alimentos fermentados e probióticos - alimentos fermentados, como picles, possuem bactérias que promovem o equilíbrio e bom funcionamento do corpo como um todo. Probióticos como kefir e kombucha também têm a mesma ação. 

5. Extrato de dente de leão - com gosto amargo, esta planta ajuda na eficiência da bílis, que atua na digestão de gorduras e absorção de substâncias nutritivas ao passarem pelo intestino.

6. Abacate - a fruta contribui ativamente para a produção natural da glutationa, substância antioxidante.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES