EUA alertam sobre risco de gigantismo de peixe-dourado solto na natureza

Animais aparentemente inofensivos são de espécie invasora original da Ásia e podem crescer desproporcionalmente, afetando ecossistema local

Funcionário do U.S. Fish and Wildlife Service segura um peixe-dourado gigante encontrado durante uma pesquisa em Presque Isle, Pensilvânia, nos EUA | Divulgação USFWS Funcionário do U.S. Fish and Wildlife Service segura um peixe-dourado gigante encontrado durante uma pesquisa em Presque Isle, Pensilvânia, nos EUA | Foto: Divulgação USFWS
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nos últimos anos, surgiram imagens de peixes-dourados, comuns em aquários, atingindo tamanhos impressionantes quando soltos na natureza. O U.S. Fish and Wildlife Service alertou os tutores a não despejarem esses peixes, explicando os impactos ambientais desse ato.

Embora pareçam inofensivos, os peixes-dourados são uma espécie invasora que pode causar grandes danos aos ecossistemas. Na natureza, eles crescem até o tamanho de uma bola de futebol, danificando habitats e prejudicando a qualidade da água

Por isso, o departamento de vida selvagem argumenta que, caso os tutores não desejem mais ficar com o animal em casa, devem seguir uma destas opções:

  • Realojá-los: Pergunte a pet shops, aquários ou amadores locais se podem receber o seu peixinho. Além disso, escolas, casas de repouso e centros comunitários geralmente têm aquários e podem aceitar seus peixes.
  • Devolva-os: Algumas pet shops e abrigos aceitam peixes indesejados
  • Se comunique: Entre em contato com aquários locais ou grupos de resgate, grupos de mídia social dedicados a aquários e aquaristas. Muitas pessoas estariam dispostas a ajudar você a realocar seu peixe de estimação.

Campanha promovida pelo U.S. Fish and Wildlife Service nas redes sociais — Foto: Reprodução 

RÁPIDA MULTIPLICAÇÃO

Os peixes-dourados, domesticados na China há mil anos e populares nos EUA desde o final dos anos 1800, são frequentemente soltos na natureza por donos que não querem mantê-los, acreditando estar fazendo uma boa ação. 

Os peixes-dourados agitam sedimentos, arrancam plantas e tornam a água turva, prejudicando ecossistemas aquáticos. Sua rápida multiplicação, falta de predadores naturais e a possibilidade de transmitir parasitas e doenças afetam gravemente peixes e plantas nativos. 

Um dos peixes gigantes mencionados pelo Serviço de Pesca dos EUA, chamado de "megalodon", foi encontrado no Lago Erie, mas especialistas já identificaram esses animais perto de vários portos e baías.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com